Muito exercício para ninguém ficar parado

site 3

 

site 3A partir do próximo mês, AMR dará início a diversas atividades esportivas que melhorarão a qualidade de vida das crianças atendidas pela instituição

Este será um ano movimentado para as crianças e adolescentes da Associação Mineira de Reabilitação (AMR). Ao longo de 2015, meninos e meninas com idade entre 4 e 17 anos, participarão de uma série de atividades previstas no projeto “Superando as Diferenças Através do Esporte”, que foi desenvolvido para potencializar a qualidade do tratamento ortopédico já realizado pela entidade. O projeto será financiado pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD), do Ministério da Saúde.

O projeto que complementará o trabalho já desenvolvido pelo setor de Esporteterapia da AMR desde 2009, estimulará 200 crianças à prática rotineira de atividades rítmica e iniciação paradesportiva composta pela prática de esportes como: basquete; handebol adaptados; bocha paralímpica. Ao decorrer do ano outros eventos do projeto irão movimentar as crianças da instituição, como a I Copa do Mundo AMR e a participação de cinco crianças no Campeonato Mineiro de Trekking, que contará com percurso elaborado de acordo com as limitações físicas dos participantes, que terão direito a cinco acompanhantes e dois instrutores da Esporteterapia – para ajudá-los a completar o trajeto.

Segundo Márcia Castro, superintendente geral da AMR, a aprovação desse projeto junto ao governo federal foi uma grande conquista para a instituição por reforçar e apoiar a prática esportiva como serviço complementar ao tratamento das crianças. “A Esporteterapia é utilizada como instrumento do processo terapêutico de atendimento na AMR desde 2009 e vem contribuindo para o aumento das habilidades dos pacientes em atividades terapêuticas coletivas. Com as novas atividades propostas para este ano, tenho certeza que teremos importantes ganhos no desenvolvimento clínico das crianças. Todas as atividades foram pensadas para melhorar o convívio social dos meninos e meninas e aumentar a predisposição deles para os demais atendimentos clínicos, disponibilizados pela Associação”, afirma.

As práticas esportivas oferecidas pela Esporteterapia da AMR, se diferenciam de outros tratamentos para pessoas com deficiência, por desenvolver atividades coletivas, que estimulam a sociabilidade e geram mais integração dentre os participantes. Todas as ações são desenvolvidas com o uso de tecnologias assistivas, voltadas para um público com perfil variado de doenças, tais como: Paralisia Cerebral, Tetraplegia Espástica, Espinha Bífida Lombar, Espinha Bífida não especificada, Hemiplegia Infantil, Transtorno do Plexo, Distrofia Muscular, dentre outras.

Share the Post:
×
Skip to content