Educando para incluir

news site

news site30 profissionais de educação física que atuam na rede municipal de ensino de Belo Horizonte participarão de um Curso de Instrumentalização sobre atividades esportivas adaptadas para crianças e adolescentes com deficiência, a partir do dia 16 de março, na Associação Mineira de Reabilitação (AMR). 

Com carga horária total de 18 horas aula, sendo três teóricas e quinze práticas, o curso dará aos participantes a oportunidade de descreverem as especificidades relativa aos tipos de deficiência dos seus alunos para obterem orientações de atividades físicas coletivas ideais para cada caso. O plano de aula ainda prevê apresentação prática para os participantes de diversas possibilidades de atividades inclusivas possíveis de serem trabalhadas nas escolas.

O supervisor de esportes da AMR, Guilherme Sette, explica que qualquer atividade física pode ser adaptada, “basta ter criatividade e avaliar as particularidades de cada situação, assim o instrutor descobrirá o potencial de cada aluno e daí por diante é recomendável investir nos talentos vislumbrados em cada indivíduo”, conclui.

Para os profissionais de educação física que possuem alunos com deficiência em suas classes, Márcio Ribeiro, coordenador de projetos da AMR, oferece uma dica, “pesquise as técnicas para lhe dar com os diversos tipos de deficiência, mas lembre-se de atuar de maneira comunicativa com cada aluno e sempre estimulá-lo a participar dos exercícios propostos”, diz.

O Curso de Instrumentalização é uma proposta experimental do projeto “Garantindo os direitos através do esporte”, patrocinado pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA) municipal, que capta e aplica recursos destinados às ações de atendimento à criança e ao adolescente. Ao todo serão formadas seis turmas, contemplando cinco alunos cada.

Somente profissionais de educação física da rede municipal de ensino de Belo Horizonte podem participar. Para membros dessa categoria que tenham interesse em se inscrever é necessário encaminhar um e-mail para: comunicacao@amr.org.br. As vagas são limitadas.

Share the Post:
×
Skip to content