Para realização do estudo foram coletados dados de uma avaliação utilizada semestralmente na Associação, denominada, Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM).
A COPM consiste em uma entrevista na qual os pais apontam as atividades que gostariam que seus filhos apresentassem melhora, para que assim os profissionais possam medir o desempenho da criança e a satisfação dos pais em relação a realização daquela determinada tarefa.
Segundo Marina Brandão, supervisora do NEP, as principais demandas apontadas pelos pais foram relacionadas aos cuidados pessoais (higiene, banho e alimentação). “Depois de feita a pesquisa, percebemos que ao longo de 6 meses de reabilitação, as crianças já apresentaram melhorias no desempenho, consequentemente resultando na satisfação com relação a expectativa dos pais”, disse a supervisora.
O artigo foi intitulado “Prioridades funcionais identificadas por pais de crianças com paralisia cerebral: contribuições para o processo de reabilitação infantil”. Essa foi a quarta publicação feita pelo NEP, desde sua criação em 2009. Hoje, o Núcleo de Ensino e Pesquisa da AMR conta com mais quatro artigos em fase de produção.