O projeto da Associação Mineira de Reabilitação – AMR, intitulado “Inclusão Escolar – Um caminho para inclusão social da criança e do adolescente com deficiência”, foi aprovado pelo Programa Criança Esperança, uma iniciativa da Rede Globo em parceria com a UNESCO desde 2004. Este Programa que compreende uma mobilização social na busca da transformação do futuro de crianças e adolescentes em situação de risco social, possibilitou, entre outras ações, a aquisição pela AMR de um caminhão baú, fundamental para melhoria da infraestrutura necessária à execução das atividades do projeto.
A compra deste caminhão possibilitará o transporte de equipamentos terapêuticos demandados pelas crianças e adolescentes atendidos pela AMR até o ambiente escolar e/ou familiar em que estão inseridos. Estes equipamentos são principalmente cadeiras de rodas, cadeiras escolares adaptadas; cadeiras de banho; andadores; estabilizadores e muleta canadense.
O Projeto Inclusão Escolar abrange as nove regionais administrativas de Belo Horizonte – BH – e cidades do Estado de Minas Gerais, localizadas na região Metropolitana de BH. Segundo informações da última pesquisa do “Perfil Socioeconômico do Público atendido pela AMR”, das 439 famílias pesquisadas, 221 residem em municípios que fazem parte da Região Metropolitana da capital mineira e 218 residem em bairros regionalizados em Belo Horizonte.
Rosa Rodrigues, coordenadora administrativa da Oficina Ortopédica da AMR, conta que “esse novo veículo tem agilizado as entregas de equipamentos pela AMR, disponibilizando no momento que as crianças precisam deles”, explica a coordenadora.