Profissionais da AMR aprendem nova técnica de reabilitação

pediasuit

pediasuit

Dos dias 18 a 21 de maio os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais da Associação Mineira de Reabilitação (AMR) participaram de um curso teórico prático para aprendizado de uma nova técnica de reabilitação, o PediaSuit (desenvolvido na Flórida – Estados Unidos América). Esse novo método que será aplicado no tratamento dos meninos e meninas da instituição visa propiciar mais qualidade de vida e aumento nos movimentos das mesmas.

O PediaSuit é um tratamento intensivo que utiliza uma órtese dinâmica (suit), desenvolvida com base na descoberta de cientistas e especialistas em medicina espacial, que produziram esse material na tentativa de neutralizar os efeitos nocivos da ausência de gravidade sobre o corpo, como a perda de densidade óssea, alteração da integração das respostas sensoriais e motoras, atrofia muscular e outros. Devido ao sucesso dessa técnica aplicada aos astronautas, estudiosos da área de reabilitação o aperfeiçoaram, trazendo sua aplicação para a área da neurologia.

A terapia é realizada através da utilização de uma órtese dinâmica composta por touca, colete, short, joelheira, tênis e um sistema de elásticos ajustáveis às necessidades de cada paciente, facilitando os movimentos funcionais e inibindo padrões inadequados de movimentação. Entre os benefícios terapêuticos proporcionados, pode-se destacar o aumento da densidade mineral óssea, força muscular, equilíbrio, coordenação motora e consciência corporal.

Priscilla Figueiredo, Coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) da AMR, conta que incluir os recursos do PediaSuit nos atendimentos na instituição e oferecer essa modalidade terapêutica diferenciada é uma grande realização, “a oportunidade de capacitação dos profissionais da AMR para uso do PediaSuit só reforça o interesse da entidade em seguir em frente oferecendo o que há de melhor e mais atual em termos de tratamento de reabilitação”, destaca a coordenadora.

Este novo processo fará parte dos tratamentos oferecidos na Associação graças ao projeto “Rede de capacitação e aperfeiçoamento da AMR”, financiado pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD), do Ministério da Saúde.

Share the Post:
×
Skip to content