Para que a campanha publicitária se tornasse uma realidade, vários artistas doaram seu tempo, carisma e talento à causa. O mundialmente conhecido Giramundo uniu-se ao prestigiado Grupo Galpão e à divertida Trupe Gaia em torno da singela, mas poderosa ideia de que os sonhos não conhecem limitações – nenhuma delas. Criança tem que sonhar!
A atriz Inês Peixoto, que interpretou, entre outras personagens, Salomé, na novela Além do Tempo (2015), Lurde, no humorístico Toma Lá Dá Cá (2007), e Rosa, na minissérie Hoje é dia de Maria (2005), foi importante figura para a reunião de talentos em torno da campanha. “Após conhecer a proposta do filme, fiz contato com o Giramundo, para que eles contribuíssem com a expertise de manipulação de objetos. Convidei também três alunos dos cursos do Galpão Cine-Horto para trabalharem como manipuladores”, comenta a atriz, que representou o Grupo Galpão na força-tarefa. “Solidariedade, apoio à infância, promoção de inclusão, elevação de autoestima e esperança são alguns termos que podem traduzir o belo trabalho desenvolvido pela AMR”.
Ulisses Tavares, um dos diretores do Giramundo, comenta sobre a contribuição do grupo na campanha e a relação de importância da AMR no contexto humano. “De forma geral, nós fornecemos parte do nosso figurino de manipulação”, diz Ulisses. “Ajudar a AMR é sempre um prazer. É notável o trabalho de integração e inclusão que a instituição promove. Um trabalho nobre. Ampliação das possibilidades de experimento, de absorção da informação, de comunicação e expressão de um indivíduo que necessita é tarefa das mais humanas que podemos perceber”.
A campanha
A produção da campanha contou com o trabalho conjunto das agências New 360 e Brokolis e da Assessoria de Comunicação da AMR. Os resultados foram peças emocionantes que retratam algumas das crianças atendidas pela AMR. No vídeo, a pequena Lays dá show de desenvoltura e certamente vai encantar os telespectadores. Nas peças para mídia impressa, ela ganha a companhia de Gabriel, Mateus e Ana Caroline.
João Marcelo, redator da New 360, fala sobre o processo de configuração desse verdadeiro mutirão de talentos em prol da instituição. “As crianças da AMR têm o sonho de ter um futuro legal igual a qualquer outra. O trabalho de reabilitação da instituição é extremamente importante para que elas consigam chegar lá. Por outro lado, as doações realizadas para a AMR permitem que tudo isso aconteça. Foi a partir desse raciocínio que criamos o conceito da campanha”, ele conta.
O publicitário comenta ainda da união de talentos que se deu ao redor da ideia. “A New360 foi a responsável pela criação, desde o conceito até o roteiro e as peças impressas. A Brokolis abraçou a causa e convidou diversos profissionais para a produção do filme. Depois, o Grupo Galpão, o Giramundo e a Trupe Gaia deram vida à ideia. Mais à frente, Fernanda Takai e John Ulhoa, da banda Pato Fu, gravaram a trilha especialmente para a campanha. Ao final, o Estúdio Blink produziu as fotos”, diz o redator.
A trilha da peça para TV, mencionada por João Marcelo, é a canção Sobre o tempo, um grande sucesso do Pato Fu. Ela ainda não havia ganhado uma versão de estúdio, com o arranjo típico do álbum Música de Brinquedo. Especialmente para a campanha, Fernanda Takai e John Ulhoa deram fim a este detalhe. No vídeo, após o narrador repetir a frase que abre este texto, a canção passa a acompanhar a ação de um cenário teatral com Lays no centro, rodeada por pessoas que anonimamente alimentam seus sonhos de criança, assim como fazem os doadores da AMR ao longo dos anos.