A Associação Mineira de Reabilitação – AMR – promoveu em 2016, a quarta edição do Programa de Aperfeiçoamento, que contou com profissionais graduados em Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Psicologia. O destaque deste ano foi a inclusão das duas últimas áreas citadas, que renderam cerca de 160 atendimentos por mês para as crianças e adolescentes da instituição.
Priscilla Figueiredo, coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa da AMR – NEP – conta que, para os alunos do Aperfeiçoamento, trabalhar em uma equipe completa, integrada e com espaço para discussões diárias entre os diferentes profissionais, é uma das riquezas oferecidas aos participantes do Programa, no que diz respeito à capacitação profissional. “Fico feliz também com a entrada das duas novas especialidades, fonoaudiologia e psicologia, que fortaleceram a característica de interdisciplinaridade do Programa”, destaca Priscilla.
A aluna de Fonoaudiologia, Priscila Guimarães Kimura, conta que participar do Programa de Aperfeiçoamento foi uma ótima experiência. Para ela, realizar os atendimentos em conjunto com terapeutas ocupacionais lhe ajudou a entender melhor os pacientes e enxergá-los de uma maneira mais ampla, “consegui compreender a abordagem utilizada pelos terapeutas, e isso é muito importante”. Outro aspecto ressaltado pela fonoaudióloga foi a oportunidade de sentar com os profissionais das demais áreas esporadicamente para discutir sobre os pacientes.
A quarta edição do Programa encerra suas atividades no dia 14 de dezembro e os alunos já se preparam para realizar as apresentações dos trabalhos de conclusão, que acontecerão nos dias 7 e 14 de dezembro, na AMR. Priscilla Figueiredo diz que os temas são inovadores e relacionados aos casos dos pacientes atendidos pelos profissionais durante o período do Aperfeiçoamento.
O Programa de Aperfeiçoamento da AMR, faz parte do Projeto Rede de Capacitação e Aperfeiçoamento AMR, financiado pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD), do Ministério da Saúde.