Os “Benefícios do Treino Intensivo Bimanual de Braço e Mão (HABIT) na Funcionalidade Diária de Crianças com Paralisia Cerebral Bilateral” foi o tema do trabalho que recebeu o prêmio de “Melhor Trabalho Científico”, no 1º Congresso Internacional de Paralisia Cerebral, que aconteceu de 22 a 24 de agosto, em Campinas (SP).
O estudo foi realizado por meio de parceria entre profissionais da Associação Mineira de Reabilitação (AMR) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A professora Dra. Marina Brandão (UFMG) foi a idealizadora, com execução na AMR, sob coordenação de Priscilla Figueiredo, que é fisioterapeuta e coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) da instituição. Os recursos vieram de financiamento do PRONAS-PCD, do Ministério da Saúde, no período de setembro de 2015 a dezembro de 2017.
“Agradecemos a AMR por ter possibilitado nossa participação no evento, a todas as crianças, adolescentes e famílias que participaram da pesquisa, alunos do curso de Terapia Ocupacional e Fisioterapia que atuaram como voluntários no projeto e a todos os coautores: Prof. Marisa Mancini (UFMG); Aline Martins; Claudia Monteiro (AMR); Vanessa Guerzoni (AMR); Ann-Kristin Elvrum (Norwegian University of Science and Technology); Claudio Ferre (Boston University); Andrew Gordon (Columbia University) e Marina Brito Brandão (UFMG) por suas valiosas contribuições”, disse Priscilla Figueiredo.
Outras premiações e publicações
A AMR investe, constantemente, em pesquisas clínicas, com comprovações científicas de técnicas de reabilitação, por meio do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) da instituição. O intuito é buscar inovações técnicas e compreender os processos que permeiam a funcionalidade do público atendido na instituição. Tais estudos já foram publicados em diversas revistas acadêmicas e apresentados em relevantes congressos nacionais e internacionais, tais como: IV Congresso Internacional e XXIV Brasileiro da ABENEPI no Rio De Janeiro (ago/2017), 71st Annual Meeting no Palais des congres de Montreal da Academia Americana de Paralisia Cerebral (AACPDM ) no Canadá (set/2017) e 1º Seminário PRONAS/PCD como estratégia para a inclusão da Pessoa com Deficiência: Sensibilizar para a Diferença no Âmbito do SUS no Ministério da Saúde em Brasília (nov/2018).
Sobre a AMR
Há 55 anos nascia a Associação Mineira de Reabilitação (AMR), com uma nobre missão: cuidar de crianças e adolescentes com deficiência física, consequência de paralisia cerebral e outras síndromes e doenças, exclusivamente de famílias em situação de vulnerabilidade social. Nesse mais de meio século de existência foram milhares de famílias atendidas gratuitamente, recebendo atendimento de alta qualidade.
Skip to content