AMR recebe abertura do 5º Encontro Nacional de Capoeira Angola

capoeira angola icon

capoeira angola 01

Evento será realizado do dia 18 ao dia 22 de setembro, com seminários, oficinas e rodas de capoeiras em vários espaços da cidade

 

 A Associação Mineira de Reabilitação (AMR) recebe, no dia 18 de setembro, de 14h às 16h, a abertura do 5º Encontro Nacional de Capoeira Angola. Realizado pelo Grupo Iuna, o evento irá promover seminários, oficinas e rodas de capoeira, reunindo capoeiristas, artistas, estudiosos, comunidades, estudantes e interessados de todo o Brasil em discussões acerca do tema.

Na AMR, as pessoas presentes terão a oportunidade de participar de oficinas de Capoeira Angola Inclusiva, dentro da Esporte Terapia, quando os instrutores vão mostrar como as rodas de capoeira são realizadas com as crianças e adolescentes atendidos pela instituição. Atualmente são quase 500, sendo que cerca de 300 participam das atividades esportivas adaptadas. Todos são deficientes físicos, sendo que a maioria possui paralisia cerebral.

Um dos instrutores da Esporte Terapia da AMR, Bruno Gomes, faz parte do Grupo Iuna, e foi quem trouxe o evento para a AMR. “Trabalho a Capoeira Angola com as crianças da instituição desde 2014, quando entrei para a equipe de professores. Por ser mais lenta, com movimentos mais no chão, ela possibilita desenvolver diversas atividades com as nossas crianças, estimulando a flexibilidade e a coordenação motora. Há um mês estamos nos preparando para receber participantes do Encontro”, explicou Bruno.

O instrutor reitera que a Capoeira Angola surgiu como uma luta de resistência, na época da escravidão no Brasil, a favor daqueles que eram oprimidos, acolhendo essas pessoas. “Ela não exige performance, e sim respeito e companheirismo, respeitando as diferenças, por isso se encaixou perfeitamente ao que desenvolvemos com os atendidos da AMR”, completou Bruno.

 

Programação

No primeiro dia, 18 de setembro, além da oficina inclusiva de capoeira, com Roda para pessoas com deficiência na Associação Mineira de Reabilitação (AMR), partir das 18h, acontecerá também uma Roda de abertura, no Largo do Centro Cultural UFMG.

As discussões começam na quinta-feira, 19 de setembro, a partir das 9h, com o tema: Decolonizando o saber por meio da capoeira angola, “As histórias do povo negro que não foram contadas”. Essa conversa destina-se também a estimular o reconhecimento dos saberes dos mestres e mestras de capoeira e sensibilizar jovens e crianças para essa importante manifestação cultural afro-brasileira. Logo após, haverá várias oficinas nas galerias do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), com vários mestres(as) que são referência em todo o Brasil, finalizando com roda de capoeira.

Na sexta-feira, 20 de setembro, a partir das 9h também no IPHAN acontecerá o seminário com a mesa de discussão: “ ‘Jogo de dentro’ ‘Jogo de fora’ a capoeira e as políticas públicas”. O intuito é discutir a importância das políticas públicas na capoeira angola atualmente. Na parte da tarde, novamente oficinas e rodas com os mestres(as) de capoeira de Belo Horizonte e vários estados do Brasil. Às 18h, teremos a exibição do documentário “Mestre pastinha, rei da capoeira”, direção de Carolina Canguçu. Em seguida as 19h, roda de capoeira com o(a)s mestres(as) reunidos.

No sábado, dia 21 de setembro, tem a Festa do Encontro, na Av. Jequitinhonha, 1060, próximo à sede do Grupo Iuna, no Saudade/Alto Vera Cruz/Vera Cruz. E no domingo, 22 de setembro, o fechamento será na Universidade Federal de Ouro Preto com oficinas e roda de capoeira. O projeto de 2019 é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

LINK DE INSCRIÇÃO: http://bit.ly/2zjC4Qg

 

Confira a programação completa: 

 

Dia 18 de setembro (quarta-feira)

14h – 16h. OFICINA DE CAPOEIRA ANGOLA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA – Treinel Bruno Gomes – Grupo Iuna.  Local: Associação Mineira de Reabilitação (AMR)

 capoeira angola 02

18h. RODA DE CAPOEIRA DE ABERTURA. 

LOCAL: LARGO CENTRO CULTURAL UFMG. Av. Santos Dumont, 174 – Centro, Belo Horizonte.

 

Dia 19 de setembro (quinta-feira)

8h – 12h. Mesa de história: “ Decolonizando o saber por meio do conhecimento “As Histórias do povo negro que não foram contadas”. Sidneia Santos(Ouro Preto), Marcos Antonio Cardoso (BH), Eduardo – Du do Veloso (Ouro Preto), Mestre João (BH) Douglas Aparecido(Ouro Preto), Mestre Primo (BH), mediação Rubens Alves (BH).  Ceremonial, Helen Lara (Jornalista -Itaúna)(VAGAS LIMITADAS- PRECISA INSCRIÇÃO)

14:30h – Oficina Mestre Manoel (RJ) / Bateria Mestre Leo (Grupo Palmares- BH) 

14:30h – Oficina Mestre Plínio (SP) / Bateria Mestre Primo (Grupo IUNA – BH) 

16:00h – Oficina Mestra Alcione (BH) / Bateria Mestra Alcione (Grupo Candeia – BH) 

16:00h – Oficina Mestre Cobra Mansa (BA) – Bateria Mestre Jurandir  (Grupo FICA – BH)

17h – Intervalo

18h – Roda de capoeira 

Local: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Rua Januária, 130 – Floresta – Belo Horizonte.

 

20 de setembro – Sexta-feira

8h – Mesa política: ‘Jogo de dentro’, ‘Jogo de fora’. “A Capoeira e as Políticas Públicas” .

Luis Flecha (Capoeirista, Assistente Social-BH), Alan Oziel (Representante Secretaria Municipal de Cultura), Célia Maria Cursino(IPHAN), Michele Arroyo (IEPHA), Contra-Mestre Paulo Magalhães (ABC de Salvador), Mara Catarina (Secretaria Municipal da Educação), mediação Tainá Rosa (BH). Cerimonial, Helen Lara (Jornalista -Itaúna) 

14:30h Oficina Mestre Boca do Rio (BA) / Bateria Mestre Primo (Grupo IUNA – BH)  

14:30h Oficina Mestre Célio / Bateria Mestre Renê (Camugerê – BH)  

16:00h Oficina Mestre Rogério / Bateria Mestre Iran (Acad – BH) 

16:00h Oficina Mestra Cristina (RJ) / Bateria Contra-mestre Carol (Acad – BH) Contra-mestra Flávia (Acesa- BH) + Roda de Conversa. 

18h – Exibição do documentário “Mestre pastinha, rei da capoeira”, Produção: TVE BAHIA e direção de Carolina Canguçu. 

19h – Roda de Capoeira Angola. 

Local: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Rua Januária, 130 – Floresta – Belo Horizonte.

 

21 de setembro – Sábado

9h – Festa do Encontro

Roda de capoeira +  Atrações culturais: Cortejo Cênico com as Palhaças Giramunda, Estamira e Provisória/ Madson Ronnie e o Grupo “Cordas da Liberdade”/ Morro em Cena/ Vozes da periferia / Jussara Preta e Samba do bom / Conversamba

Local: Av. Jequitinhonha, 1060.

Comunidade Saudade/Alto Vera Cruz/ Vera Cruz

 

22 de setembro – Domingo

9h – Oficinas e roda de capoeira

Universidade Federal de Ouro Preto

Centro de Artes e Convenções.

Saguão Sabará. Rua Diogo de Vasconcelos, 328 – Bairro Pilar.

 

(INSCRIÇÕES POR ORDEM DE CHEGADA. VAGAS LIMITADAS.)

TODAS AS ATIVIDADES SÃO GRATUITAS

 

Assessoria de Comunicação: Antonio Benvindo (31) 9 8728-5946

Produção executiva: Oderval Junior (31) 9 8743-7832

Share the Post:
×
Skip to content