Na manhã do dia 18 de novembro o governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema, fez uma visita à sede da Associação Mineira de Reabilitação (AMR). Na oportunidade o governador foi recebido pelo presidente da instituição, Sérgio Belisário; pelo presidente do Conselho, Kouros Monadjeme e pela diretoria.
Durante o encontro, o presidente da AMR disse ao governador que “Ficamos muito honrados em recebê-lo aqui em nossa instituição e mostrar um pouco desse trabalho que realizamos há 55 anos, de forma totalmente gratuita, para as atuais 500 famílias de crianças com deficiência física, todas em situação de vulnerabilidade social. Nesse mais de meio século de existência, você é o segundo governador que vem nos visitar, sendo o primeiro Francelino Pereira, no início da década de 80. É realmente muito importante para nós sermos prestigiados com a sua presença. Nos faz ter a certeza que estamos no caminho certo, e que temos no comando de nosso estado uma pessoa que se preocupa com o trabalho social e tão sério que instituições filantrópicas como a nossa realizam”.
Na oportunidade Zema conheceu alguns dos setores da AMR, como o Ginásio, onde são realizados atendimentos clínicos especializados nas áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Psicologia. Lá ele pode acompanhar alguns atendimentos, inclusive o intensivo com o Protocolo PediaSuit, que utiliza uma espécie de gaiola e roupa especial e realiza uma série de exercícios específicos, que estimulam o desenvolvimento da criança.
Outro setor pelo qual o governador passou foi a Oficina Ortopédica da AMR, único setor da instituição que atende, além de demandas internas, também a pacientes particulares e, desde 2014, é credenciada para atender ao Programa “Viver sem Limites”, do Ministério da Saúde. Lá ele pode ver uma parte do processo de confecção de uma órtese, com a aplicação de transfer. A técnica permite que o paciente escolha um desenho, para personalizar as suas órteses o que, no caso das crianças, aumenta a aceitação do uso do equipamento terapêutico, e consequentemente o tempo de uso da mesma, melhorando os resultados do tratamento. Ele também conheceu a adaptação de cadeiras de rodas, a fabricação de coletes e a sapataria.
Por último, Zema visitou a Odontologia e a Esporte Terapia. Nesse último, acompanhou um pouco das atividades esportivas realizadas com as crianças. Todas elas são adaptadas para que pessoas com deficiência física possam realizá-las.
Ao final, o governador gravou um vídeo, na recepção da AMR, falando um pouco sobre a sua visita e o que achou da instituição. “Vim conhecer o trabalho que essa entidade faz, que é um exemplo para todos nós, mineiros. Ajuda na reabilitação de crianças e adolescentes, que passam a ter uma vida muito melhor. Parabéns a todos aqueles que doam e dirigem a AMR”, finalizou Zema.
- Fotos: André Castro