Como lidar com a transição de adolescentes com paralisia cerebral para a vida adulta?

Esse foi o tema do artigo científico publicado pela UFMG em parceria com a AMR na revista internacional “Child: care, health and development”, no dia 3 de janeiro.

O conhecimento produzido pelos pesquisadores da UFMG e AMR poderá ser acessado por clínicos e pesquisadores que trabalham com saúde infantojuvenil de vários lugares do mundo, ajudando no entendimento e estruturação de serviços de transição de jovens com deficiência para a vida adulta.

O título do artigo é: “Thinking about myself? Experiences of parents of adolescents with cerebral palsy: A qualitative study to guide the implementation of a service for families” (tradução livre: Pensando sobre mim? Experiências de pais de adolescentes com paralisa cerebral: Estudo qualitativo para guiar a implementação de um serviço para famílias.”

A pesquisa teve como objetivo compreender como os pais de adolescentes com paralisia cerebral vivenciam a adolescência e transição para a vida adulta de seus filhos, bem como identificar elementos relevantes para a estruturação das ações do Projeto Adolescência em Foco, junto às famílias de adolescentes da AMR. Este é um projeto de extensão do Departamento de Terapia Ocupacional da UFMG e da AMR.

O estudo é fruto da dissertação de Mestrado de Ana Paula Silvério, do Programa de Pós Graduação em Ciências da Reabilitação UFMG, orientada pelas Professoras Marina Brandão e Marisa Mancini, com colaboração do Núcleo de Ensino e Pesquisa da AMR.

Share the Post:
×
Skip to content