Parede de escalada e rapel adaptados; jump; skate com rampas; circuito motor a pé e para triciclos. Essas foram as modalidades esportivas oferecidas durante a semana de “Esportes Radicais Adaptados” da Associação Mineira de Reabilitação (AMR), que aconteceu de 24 a 27 de junho, na quadra de esportes da instituição.
Das quase 500 crianças com deficiência atendidas pela instituição, cerca de 300 participaram das atividades. A maioria possui paralisia cerebral, além de outras síndromes que afetam a capacidade de andar, movimentar os braços, conversar e, até mesmo, respirar e se alimentar.
“Infelizmente são poucas, ou nenhuma, as oportunidades que pessoas com deficiência têm para viver momentos como esse. Por isso, estamos sempre buscando formas de oferecer ao nosso público atividades que, além de trazer mais alegria, ajudam na socialização, na melhora da autoestima e também do tratamento que elas recebem aqui na AMR”, conta Guilherme Sette Câmara, supervisor da Esporte Terapia da AMR, que organizou o evento.
Em um dos dias do evento, skatistas profissionais da Argentina, que estavam na cidade para participar do BH Skate Invasion, que aconteceu na Lagoa do Nado, em Nova Lima, participaram do evento. Alexandre Dota, um dos produtores do evento, foi o responsável por trazer os skatistas na AMR. “Quando eu mencionei que estava vindo para aqui (para a AMR), eles ficaram muito empolgados em estar aqui comigo nesse dia, pra poder somar um pouquinho na vida dessas pessoas, que são muito especiais pra gente. Eu acho importante a gente estar aqui, mostrar o skate, colocar o skate aqui e agregar aos outros esportes pra eles também”, disse Dota, que é skatista há 30 anos.
Os alunos dos colégios Santa Doroteia e Santo Antônio também participaram da semana de Esportes Radicais da AMR. A parceria da Associação com os colégios já acontece há mais tempo, promovendo a interação dos estudantes com os atendidos da AMR durante todo o ano.
Para esta ação, além dos profissionais de educação física da instituição, também foram contratados instrutores para auxiliar nas atividades.
Parcerias
O projeto foi executado por meio da “Lei Estadual de Incentivo ao Esporte”, que é um programa de fomento à prática esportiva em Minas Gerais. Por esse instrumento, contribuintes do ICMS podem obter incentivo fiscal, desde que sejam apoiadores de projetos esportivos aprovados pela Secretaria de Estado de Esportes (SEESP). A empresa que viabilizou este projeto foi a Precon Industrial.
“É muito gratificante poder contribuir com o projeto, e de alguma maneira, colaborar para o sucesso da AMR – Associação Mineira de Reabilitação. Os projetos são executados com seriedade, propiciando a melhor qualidade de vida a todas essas crianças atendidas. É prazeroso e gratificante ver o resultado de todo esse trabalho realizado por vocês da AMR”, afirma Decio Vinicio Gomes, Diretor Presidente da Precon Industrial.
Além de viabilizar o projeto “Esporte Radical Adaptado”, via “Lei Estadual de Incentivo ao Esporte”, a Precon Industrial também trouxe alguns funcionários para participarem das atividades juntos com os atendidos da AMR.
Sobre a AMR
Criada há 54 anos, a AMR é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que atende a 500 crianças e adolescentes com deficiência física e em situação de vulnerabilidade e risco social.
A Associação oferece serviços de assistência à saúde, principalmente na área de reabilitação, promovendo a inclusão social da criança por meio de um trabalho qualificado e inovador. A AMR é referência no atendimento multidisciplinar de reabilitação motora em Minas Gerais e conta com profissionais especializados nas áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia, Musicoterapia, Esporte Terapia, Odontologia, Serviço Social, Neurologia, Ortopedia e Cirurgia Ortopédica. O atendimento da entidade abrange Belo Horizonte e mais 29 municípios da região metropolitana.