O projeto “Inclusão Escolar – Um caminho para inclusão social da criança e do adolescente com deficiência”, realizado pela Associação Mineira de Reabilitação, foi aprovado no Criança Esperança, o que resultou na aquisição de um Chevrolet Spin, fundamental para e execução da proposta do trabalho, que busca promover a inserção e o acompanhamento dos meninos e meninas atendidos pela entidade na rede municipal e estadual de ensino.
O projeto surgiu em 2005 e atualmente atende cerca de 395 crianças da AMR que estão matriculadas na rede regular de ensino. A equipe é composta pela fonoaudióloga, Viviane Cardoso, a terapeuta ocupacional, Shirley Gonçalves e as psicólogas Denize Arouca e Rita Carvalho. Elas são responsáveis por realizar reuniões nas escolas para garantir a assistência mais qualificada para as crianças.
A terapeuta ocupacional, Shirley, conta que a aquisição do carro foi um ótimo benefício, “dependemos muito desse transporte, pois é ele que nos possibilita continuar com as reuniões. Sem o veículo, seria impossível transitarmos até as escolas”, diz. Ainda segundo a terapeuta, a equipe chega a realizar duas reuniões por dia em escolas distintas, localizadas na maioria das vezes em regiões distantes a Associação.
Através do Inclusão Escolar, a AMR, acompanha o andamento da criança e do adolescente dentro da escola, orientando professores e pais sobre os direitos e deveres da pessoa com deficiência.