Eliana Cabral, coordenadora do setor de bainha aberta das toalhas mineiras da loja do CVAMR, conta que as ideias para produção são realizadas com pesquisa de tendências na internet e criação das próprias participantes. “Produzimos entre 30 a 40 toalhas por mês com ajuda de 24 pessoas. A toalha mineira é feita com renda rebordada de ponto rococó, uma criação nossa”, relata Cabral.
Geralmente uma toalha mineira passa por cinco pessoas até a finalização, levando cerca de 60 horas em média para ficar pronta. A divisão do trabalho é escolhida de acordo com a aptidão de cada uma das voluntárias.
Diva Gomes, coordenadora do artesanato com tecido, disse que atualmente o setor de produção desenvolve cerca de 50 itens artesanais. Ela relata que todos os produtos são feitos com muita qualidade, sempre buscando as novidades do mercado. “Para isso, participamos de bazares, feiras e quando surge uma nova tendência, buscamos replicá-la para vender na lojinha”, disse Gomes.
Stael Luiza é voluntária da produção das toalhas mineiras na AMR, ela destaca como diferenciais dos produtos: a fabricação manual; a criatividade e o amor no processo de produção. “Trabalhar aqui, é como uma terapia. Na qual sou eu quem recebe os benefícios do serviço voluntariado”, relata a Stael.