Em 2015 a última prova aconteceu no dia 13 de dezembro, em Piedade do Paraopeba, distrito de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte. Foram quatro quilômetros percorridos em apenas uma hora pelos jovens da AMR. Guilherme Sette, supervisor de esporte da instituição, conta que a trilha de Piedade foi bem desafiante para os meninos. “O circuito longo trabalhou a parte cardiopulmonar dos participantes e foi mais cansativo para a equipe”, diz Sette.
Ana Paula de Jesus é diarista e mãe da adolescente Maria Luiza, juntas, elas participaram das 11 etapas promovidas no último ano. Ana conta que após a participação no campeonato, a filha melhorou a desenvoltura e o equilíbrio. “Essa ação esportiva foi uma oportunidade de mostrarmos para a sociedade que as pessoas com deficiência física são capazes de superarem seus limites em diversas vertentes”, destaca a mãe de Maria.
Márcio Cançado, coordenador da esporteterapia, conta que para este ano a equipe está analisando a possibilidade de atender cinco adolescentes por semestre para possibilitar que mais pessoas participem do projeto. “É gratificante levar nossos adolescentes para vivenciarem o esporte fora da instituição. Isso promove uma união entre as famílias participantes, viramos uma verdadeira equipe. Que venham as próximas etapas, pois o nosso desafio é seguir em frente! ”, finaliza o coordenador.