Treino Intensivo Bimanual – Bons resultados em curto prazo

 

Um grupo composto por sete crianças atendidas pela Associação Mineira de Reabilitação (AMR), participou de um atendimento intensivo durante 15 dias, para trabalhar a utilização das duas mãos na prática de atividades cotidianas nas quais apresentavam dificuldades, como: escovar os dentes, vestir roupas e calçar sapatos. Essa iniciativa faz parte do projeto da AMR “Treino Intensivo Bimanual”, financiado pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/ PCD), do Ministério da Saúde.

Para execução do Treino, foi feito um levantamento inicial com os pais e participantes, para diagnosticar os pontos que seriam trabalhados na intervenção. Além disso, os profissionais do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) da AMR, aplicaram avaliações padronizadas, visando identificar aspectos motores que necessitavam ser trabalhados, como: movimentos para pegar, soltar e alcançar objetos e abertura dos dedos.

A coordenadora do NEP, Priscilla Figueiredo, explica que o grande diferencial desse tipo de intervenção é a intensidade com que ela é aplicada, proporcionando em três semanas, ganhos na função manual dos participantes que equivalem a aproximadamente a um ano e meio de tratamento convencional.

Ainda segundo Priscilla, é a primeira vez a nível internacional que esse tipo de Treino, tradicionalmente direcionado a crianças hemiplégicas (que apresentam comprometimento motor em um dos lados do corpo), foi utilizado em crianças quadriplégicas (que possuem ambos os lados do corpo com comprometimento motor). “A expectativa é que nossos meninos e meninas também possam se beneficiar da técnica, ampliando sua autonomia na execução das atividades do dia a dia. Ao final do projeto divulgaremos os resultados para a comunidade científica”, diz a coordenadora.

V.A.T. que é atendido há 7 anos pela AMR, participou do Treino, sua mãe, A. P., relata que notou uma melhora nos movimentos do filho, “o braço esquerdo dele era um pouco travado, mas agora ele consegue utilizá-lo para realizar atividades do dia a dia”, destaca Ana.

V. L, mãe de G. M., também celebra o desenvolvimento do movimento do braço direito do seu filho. “Para o ele foi ótimo participar do Treino. Ele aprendeu muitas coisas e ficou empolgado ao notar que realiza atividades que antes tinha dificuldade, por exemplo, pegar uma garrafa. Agora ele quer servir água para o pai o dia inteiro”, revela V.

Nesta primeira fase da intervenção, o NEP contou com a participação de alunos voluntários de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), além da participação da idealizadora do projeto, a professora Marina Brandão, do departamento de Terapia Ocupacional da UFMG.

O Treino Intensivo Bimanual já está agendado para acontecer novamente na AMR em julho de 2016 e janeiro de 2017.

 

Share the Post:
×
Skip to content