AMR promove segunda fase do Treino Intensivo Bimanual

amr-promove-segunda-fase-do-treino-intensivo-bimanual

amr-promove-segunda-fase-do-treino-intensivo-bimanualNo período de 11 a 29 de julho a Associação Mineira de Reabilitação (AMR) promoveu a segunda etapa do projeto “Treino Intensivo Bimanual”, financiado pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/ PCD), do Ministério da Saúde. Nessa segunda fase, doze crianças atendidas pela instituição foram incluídas no projeto, metade delas participou da intervenção intensiva (6 horas diárias de treino para o uso das mãos), enquanto a outra metade compôs o grupo controle, que manteve sua rotina de atendimentos convencionais.

Durante a intervenção as crianças são desafiadas a utilizar as duas mãos para brincar, jogar jogos e praticar atividades presentes na rotina diária nas quais elas apresentam dificuldades, como: recortar, colocar e retirar roupas, escovar os dentes, abotoar a calça e até mesmo servir um copo de água.

Assim como na primeira fase, o Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) contou com a participação de alunos voluntários de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além da participação da idealizadora do projeto, a professora Marina Brandão, do departamento de Terapia Ocupacional da UFMG. Todos os envolvidos receberam um treinamento preparatório, no qual aprenderam os conceitos da técnica, orientação para preenchimento de formulários, raciocínio lógico para escolha de brinquedos e análise da movimentação da criança.

Para a terapeuta ocupacional, Aline Martins, apesar de ser um intensivo de seis horas diárias a criança sente um cansaço diferente do que é sentido na intervenção convencional. “A utilização de brinquedos nas atividades faz com que o treino se torne mais lúdico para a criança, é algo mais leve, que não deixa a terapia maçante, mas que traz diversão para elas durante essas horas”, diz Aline.

A coordenadora do NEP, Priscilla Figueiredo, explica que anteriormente ao início do treino os pais relataram quais as dificuldades das crianças e o que eles gostariam que fosse trabalhado com elas, “alguns pais apontaram as atividades escolares, outros de autocuidado”, diz Priscilla.

As próximas etapas do Treino Intensivo Bimanual estão agendadas para acontecer na AMR em janeiro e julho de 2017.

Share the Post:
×
Skip to content