Artistas se unem em campanha publicitária da AMR

artistas-se-unem-em-campanha-publicitaria-da-amr

artistas-se-unem-em-campanha-publicitaria-da-amrA pequena Lays (8) quer ter um futuro igual ao de toda criança: poder estudar, namorar, fazer um monte de amigos e cursar a faculdade. E ela não é simplesmente uma personagem da campanha publicitária da Associação Mineira de Reabilitação (AMR), que em breve ganhará emissoras de TV e rádio, jornais, revistas e outros veículos de comunicação. Lays é uma das centenas de crianças atendidas pela instituição que há 50 anos luta pela reabilitação de jovens com deficiência física. “Tenho um monte de amigos na AMR. O pessoal estava filmando, mas eu não fiquei tímida”, conta a menina orgulhosa de sua atuação.

Para que a campanha publicitária se tornasse uma realidade, vários artistas doaram seu tempo, carisma e talento à causa. O mundialmente conhecido Giramundo uniu-se ao prestigiado Grupo Galpão e à divertida Trupe Gaia em torno da singela, mas poderosa ideia de que os sonhos não conhecem limitações – nenhuma delas. Criança tem que sonhar!

A atriz Inês Peixoto, que interpretou, entre outras personagens, Salomé, na novela Além do Tempo (2015), Lurde, no humorístico Toma Lá Dá Cá (2007), e Rosa, na minissérie Hoje é dia de Maria (2005), foi importante figura para a reunião de talentos em torno da campanha. “Após conhecer a proposta do filme, fiz contato com o Giramundo, para que eles contribuíssem com a expertise de manipulação de objetos. Convidei também três alunos dos cursos do Galpão Cine-Horto para trabalharem como manipuladores”, comenta a atriz, que representou o Grupo Galpão na força-tarefa. “Solidariedade, apoio à infância, promoção de inclusão, elevação de autoestima e esperança são alguns termos que podem traduzir o belo trabalho desenvolvido pela AMR”.

Ulisses Tavares, um dos diretores do Giramundo, comenta sobre a contribuição do grupo na campanha e a relação de importância da AMR no contexto humano. “De forma geral, nós fornecemos parte do nosso figurino de manipulação”, diz Ulisses. “Ajudar a AMR é sempre um prazer. É notável o trabalho de integração e inclusão que a instituição promove. Um trabalho nobre. Ampliação das possibilidades de experimento, de absorção da informação, de comunicação e expressão de um indivíduo que necessita é tarefa das mais humanas que podemos perceber”.

A campanha

A produção da campanha contou com o trabalho conjunto das agências New 360 e Brokolis e da Assessoria de Comunicação da AMR. Os resultados foram peças emocionantes que retratam algumas das crianças atendidas pela AMR. No vídeo, a pequena Lays dá show de desenvoltura e certamente vai encantar os telespectadores. Nas peças para mídia impressa, ela ganha a companhia de Gabriel, Mateus e Ana Caroline.

João Marcelo, redator da New 360, fala sobre o processo de configuração desse verdadeiro mutirão de talentos em prol da instituição. “As crianças da AMR têm o sonho de ter um futuro legal igual a qualquer outra. O trabalho de reabilitação da instituição é extremamente importante para que elas consigam chegar lá. Por outro lado, as doações realizadas para a AMR permitem que tudo isso aconteça. Foi a partir desse raciocínio que criamos o conceito da campanha”, ele conta.

O publicitário comenta ainda da união de talentos que se deu ao redor da ideia. “A New360 foi a responsável pela criação, desde o conceito até o roteiro e as peças impressas. A Brokolis abraçou a causa e convidou diversos profissionais para a produção do filme. Depois, o Grupo Galpão, o Giramundo e a Trupe Gaia deram vida à ideia. Mais à frente, Fernanda Takai e John Ulhoa, da banda Pato Fu, gravaram a trilha especialmente para a campanha. Ao final, o Estúdio Blink produziu as fotos”, diz o redator.

A trilha da peça para TV, mencionada por João Marcelo, é a canção Sobre o tempo, um grande sucesso do Pato Fu. Ela ainda não havia ganhado uma versão de estúdio, com o arranjo típico do álbum Música de Brinquedo. Especialmente para a campanha, Fernanda Takai e John Ulhoa deram fim a este detalhe. No vídeo, após o narrador repetir a frase que abre este texto, a canção passa a acompanhar a ação de um cenário teatral com Lays no centro, rodeada por pessoas que anonimamente alimentam seus sonhos de criança, assim como fazem os doadores da AMR ao longo dos anos.

Share the Post:
×
Skip to content