As ações do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) são direcionadas à produção e disseminação de conhecimento científico entre os profissionais da AMR, instituições acadêmicas e comunidade em geral, por meio da condução de pesquisas, publicações de artigos e participação em eventos científicos, como congressos e simpósios.
O NEP também é o setor responsável pelo Programa de Aperfeiçoamento em Reabilitação Infantil da instituição, que contribui para a capacitação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para atuação clínica baseada em evidências na área de reabilitação neuromotora de crianças e adolescentes com deficiência. Ao longo do Programa, que tem duração de 11 meses, os profissionais realizam atendimentos clínicos supervisionados por preceptores das especialidades, participam de discussões de casos, práticas interdisciplinares e acompanham serviços como a Ortopedia, Neurologia, Esporte Terapia e Oficina Ortopédica. Desde o seu início em 2013, o Programa qualificou 155 profissionais, dos quais 23 são atuais colaboradores da AMR.
A articulação e parceria com Instituições de Ensino Superior, por meio de estágios, projetos de extensão e projetos de pesquisa configuram-se como uma importante frente do NEP e, atualmente, possibilitam a implementação de ações que contribuem sobremaneira para a saúde, reabilitação, inclusão e protagonismo do nosso público. Tais ações também contribuem para a formação de estudantes com princípios de práticas inclusivas, impactando positivamente a sociedade. A Musicoterapia e a Odontologia na AMR são exemplos dessas parcerias de longa data com as Escolas de Música e de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), respectivamente.
O projeto de extensão da UFMG “Paralisia Cerebral: família e reabilitação caminhando juntas”, em parceria com a Associação Mineira de Reabilitação (AMR), promoveu oficinas com famílias de crianças/adolescentes com paralisia cerebral (PC) atendidos na AMR para o debate sobre o que os familiares gostariam que profissionais de saúde fizessem ou não ao comunicarem o diagnóstico de PC!
O produto final foi uma cartilha e um cartaz, que podem ser acessados clicando no link!
O projeto conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG por meio do PBEXT.
A Caderneta da Vigilância do Quadril foi elaborada por alunas egressas do Programa de Aperfeiçoamento em Reabilitação Infantil da AMR (2022), como Trabalho de Conclusão de Curso, orientado pelo NEP e preceptoras do Programa. O material traz informações relevantes sobre o processo de Vigilância do Quadril de crianças e adolescentes com paralisia cerebral.