Projeto Inclusão Escolar promove debates sobre educação com as famílias da AMR

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Durante os meses de junho e julho a equipe do projeto Inclusão Escolar, promoveu 10 encontros com os responsáveis pelos pacientes atendidos pela Associação Mineira de Reabilitação – AMR. As reuniões tiveram o intuito de sensibilizar e conscientizar as famílias da entidade, quanto aos seus deveres e direitos na inclusão, para assim, torná-los parceiros das instituições de ensino e atuantes neste processo educacional.

Para tornar as trocas de experiências nos encontros mais divertidas e dinâmicas, foram promovidas palestras e oficinas interativas. Ao todo 150 responsáveis pelos meninos e meninas da Associação participaram dos 10 momentos promovidos pela equipe do Inclusão Escolar. Quem conduziu as atividades foram as próprias profissionais que atuam neste projeto, sendo uma terapeuta ocupacional, uma fonoaudióloga e duas psicólogas. 

A terapeuta ocupacional do projeto Inclusão, Sylvia Gonçalves Scarpone, conta que o objetivo das reuniões foi mostrar aos pais e às mães das crianças da AMR que a construção de uma sociedade inclusiva começa nas famílias. “Os pais são os maiores parceiros para o acesso, permanência e promoção do seu filho na escola. Por isso, queremos estar cada vez mais próximos deles, para orientá-los e ajudá-los no segmento da educação”, explicou a terapeuta. 

Valéria Mendonça, mãe do paciente Thiago Henrique, participou de uma das reuniões e relatou que esse encontro trouxe esclarecimentos sobre a inclusão escolar e lhe mostrou que a inclusão é mais do que colocar o aluno com deficiência física na sala de aula. “Tem sempre algo a mais que pode ser feito pela criança na escola e nós temos que prestar mais atenção nisso, porque a criança precisa sair da instituição de ensino com um aprendizado. O encontro me mostrou que quando meu filho vai para a aula, ele está melhorando seu bem-estar, sua saúde e sua qualidade de vida”, relata Valéria.

Segundo a equipe do projeto, ao final dos encontros os pais pediram a continuidade do trabalho, pois perceberam a importância de terem um espaço para discutir e buscar soluções para as questões relacionadas a efetivação da inclusão escolar dos seus filhos. Satisfeita com esse retorno, a equipe do projeto decidiu que dará sequência a essas reuniões e prometeu divulgar em breve as novas datas.


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