Sabe-se que o período da adolescência e transição para a vida adulta é uma fase do desenvolvimento de muitas mudanças físicas, emocionais e psicossociais, o que torna esse período muito desafiador. E, você sabia que para o jovem com deficiência física esses desafios podem ser ainda mais intensificados? Foi pensando nisso, que o Núcleo de Ensino e Pesquisa da Associação Mineira de Reabilitação (AMR) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desenvolveu uma pesquisa com o objetivo de compreender as preocupações de adolescentes com deficiência física na adolescência e suas expectativas em relação à vida adulta. Os jovens deste estudo manifestaram interesse de se envolverem em atividades típicas da adolescência como: sair com os amigos, namorar, sexualidade e tomar decisões, assim como os jovens sem deficiência. No entanto, eles apresentaram dificuldade de vivenciar essas atividades devido à superproteção dos pais, práticas sociais discriminatórias e as limitações vivenciadas no dia a dia. Dessa forma, seguem algumas ações reportadas no estudo que podem promover uma transição para a vida adulta mais eficaz de jovens com deficiência física:
Referência do estudo: Brandão MB, Bueno KMP, Silvério APM, Antunes FIT, Feitosa AM, Figueiredo PRP, Mancini MC. “Listen to us!” A qualitative study of adolescents with disabilities to help plan a transition service. Child Care Health Dev. 2022 Feb 28. doi: 10.1111/cch.12992.